Como evitar erros em processos seletivos?

  • Home
  • Como evitar erros em processos seletivos?
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Como evitar erros em processos seletivos?

Postado em 16/06/2017


Erros cometidos ao contratar um colaborador inadequado para a empresa pode gerar prejuízos e desperdícios de recursos, desta forma veremos a seguir uma lista com os alguns erros cometidos nos processos seletivos e dicas para evita-los:

- Erros na descrição de vagas

Anunciar uma vaga de forma imprecisa ou incompleta significa afastar os candidatos mais interessantes ao processo seletivo (e até mesmo atrair os menos interessantes), resultando em perda de tempo para contratante e potenciais contratados. A saída é sempre listar com precisão as funções, benefícios e exigências do cargo.

- Falta de foco

Recrutar sem ter em foco o perfil de colaborador adequado não só à vaga disponível, como também à empresa e o que ela representa, é um erro grave. É essencial buscar alguém não só dotado de habilidades compatíveis às exigências do cargo, como também capaz de integrar de forma produtiva a equipe já existente.

- Falha no feedback

Estima-se que cerca de 72% dos candidatos que ficam mais de quatro dias sem retorno após um processo seletivo perdem o interesse pela vaga a qual estão concorrendo. 
Logo, oferecer feedback é um fator de peso para a qualidade de um processo seletivo, além de ser mais uma atitude que fortalece a imagem da empresa.

- Atenção exagerada ao currículo

Analisar o currículo não é o único meio de recrutar talentos, já que oferece apenas uma faceta da pessoa que concorre à vaga. Aprofundar a pesquisa nas redes sociais, buscar referências do candidato no mercado de trabalho e até contatá-lo para uma pré-entrevista, por telefone ou Skype, podem ser valiosas ferramentas para uma avaliação 
mais precisa.

Fonte: Administradores.com

Conheça o curso de Pós-Graduação em MBA Em Gestão Estratégica de Pessoas da UNIFAE.