Comportamentos negativos no trabalho

  • Home
  • Comportamentos negativos no trabalho
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Comportamentos negativos no trabalho

Postado em 26/05/2017


Alguns comportamentos podem comprometer a trajetória profissional e causar uma impressão que pode desfavorecer a ascensão na carreira.

Muitos colaboradores confundem comprometimento, com horas realizadas para a execução de tarefas, como ser o primeiro a chegar e o último a sair, com frequência pode não soar como dedicação e sim como uma dificuldade de administração e planejamento do tempo.

Destacamos algumas características:

- Manipulação: um profissional manipulador apresenta uma boa relação com os colaboradores, é muito sociável, entretanto pensa apenas no seu próprio benefício e por isso manipula seus colegas para alcançar seus objetivos e tirar à famosa vantagem dos demais;

- Perseguição: um profissional que se sente perseguido tende a passar uma imagem de insegurança, pois como se sente ameaçado por seus colegas e gestores não tem confiança de expor suas ideias e opiniões e sua produtividade acaba sendo baixa por pensar em estratégias de proteção;

- Reclamação: um profissional que só reclama das suas tarefas, da sua gestão e dos seus colegas. A insatisfação compromete a participação na equipe, pois não agrega novos conceitos e ideias, já que a sua frustração está atrelada ao outro.

- Ausência de Compromisso: o compromisso e dedicação estão ligados com a motivação que se disponibiliza para a execução de uma atividade. Um profissional comprometido mostra envolvimento e engajamento com o seu trabalho, com os objetivos da instituição e com a carreira. Mostram dedicação e organização na entrega das suas tarefas e atenção aos prazos estabelecidos. Quando ocorre a ausência de compromisso, o profissional acaba empurrando com a barriga suas obrigações, não se sente estimulado, e acaba desencadeando limitações e frustrações.

A busca pela excelência faz parte de todas as profissões, por isso é importante que o profissional busque aperfeiçoamento, qualificação e compromisso para a ampliação das suas competências.