Confira nossas dicas para ceia de Natal saudável

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Confira nossas dicas para ceia de Natal saudável

Postado em 28/12/2018


As festas de fim de ano sempre vêm acompanhadas de muita alegria e momentos de celebração. O grande atrativo desse período são as comidas sazonais que, além de gostosas, são muito calóricas, podendo comprometer dietas e desestabilizar o organismo.

As festas de fim de ano sempre vêm acompanhadas de muita alegria e momentos de celebração. O grande atrativo desse período são as comidas sazonais que, além de gostosas, são muito calóricas, podendo comprometer dietas e desestabilizar o organismo.

Diferentemente do que muitos pensam, é possível fugir dos excessos de fim de ano e preparar uma ceia mais saudável e equilibrada, além de muito gostosa.

 

Você pode criar novos pratos sem perder a identidade original deles. Substituir rabanadas fritas por assadas, trocar a farofa comum pela de soja e introduzir legumes e ervas no arroz podem ser ótimas opções.

 

Segundo a nutricionista Sheila Basso, alimentos frescos e orgânicos devem ser incluídos no cardápio da ceia. “Entradas, petiscos, saladas com hortaliças, frutas e sucos naturais, além de serem menos calóricos, são fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos”, esclarece Sheila. Trata-se de nutrientes fundamentais na prevenção de várias doenças.

A nutricionista indica opções mais saudáveis de carne para as festas de fim de ano: “O peru é uma ótima opção de carne magra para o natal, fonte proteica com baixo teor de gordura. O chester, carne magra e saborosa, considerado também uma boa fonte de proteínas”.

Para a sobremesa, as frutas são uma opção melhor que os doces, mas quem não consegue festejar sem eles, Sheila sugere uma compota com frutas frescas e secas. Além de gostosas, são menos calóricas do que os doces que costumam estar presentes na maioria das ceias.

Agora que você já sabe como adotar pratos mais saudáveis para a sua ceia, é importante que isso aconteça em todas as refeições do ano que está por vir. “O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas. Uma feijoada só não vai estragar nosso verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar”, conclui a nutricionista.

 

Fonte adaptada: https://goo.gl/nR2yxk