Estratégias para melhorar a experiência com o cliente

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Estratégias para melhorar a experiência com o cliente

Postado em 26/10/2017


Para ter uma melhor experiência com seus clientes, é necessária uma mudança de estratégia. A revista Administradores reuniu informações para os diversos departamentos da empresa. 
 
O setor de marketing está sempre em busca de ideias que melhorem a experiência do cliente e o reconhecimento da marca. Para isso, as corporações passaram a utilizar estratégias de gamificação e a oferecer experiências mais personalizadas. Porém, para que isso ocorra de forma eficiente, a gamificação necessita ser implantada como parte de uma grande estratégia de negócios, e não isoladamente, ou seja, não basta oferecer prêmios sem valor para o público e aguardar um salto nas vendas. 
 
É necessário ofertar experiências decorrentes de uma mudança de estratégia e baseadas na compreensão da jornada do cliente. Para tanto, diversos aspectos devem ser levados em conta, como: A embalagem atende às necessidades do cliente? Onde os clientes costumam comprar os produtos? Essas e outras informações permitem a identificação dos estágios da jornada de compra que precisam ser aperfeiçoados e a determinação das estratégias de gamificação que poderão ser utilizadas para apresentar soluções que vão melhorar a experiência de compra do cliente.
Seguem algumas dessas estratégias:
 
1) Incentive recomendações
Por mais que os clientes gostem de ter o controle sobre as compras e de escolher o que e onde comprar, as recomendações de produtos e serviços que chegam até eles por meio das mídias digitais são altamente influenciadoras. Elas correspondem ao antigo marketing boca a boca, mas com maior poder de alcance. Segundo Philip Kotler, “nenhum anúncio ou vendedor é tão convincente e persuasivo em relação às virtudes de um produto ou serviço quanto um amigo, um conhecido, um ex-cliente ou um especialista”.
 
Dessa forma, estratégias de gamificação podem ser implantadas para promover o compartilhamento de recomendações.
 
2) Deixe o cliente escolher a forma de interagir
A imagem de sua empresa junto ao cliente é responsabilidade das campanhas de marketing, e são elas que influenciam se a pessoa irá consumir seus produtos ou serviços. As campanhas não podem prometer mais do que a empresa possa entregar e têm como objetivo criar boas experiências em relação à marca.
Que tal usar a estratégia de gamificação para permitir que o cliente escolha como, quando e onde irá interagir com a empresa? Isso possibilitará a criação de experiências mais agradáveis.
 
3) Auxilie na resolução dos problemas
Para o cliente, a forma de solucionar problemas precisa ser bem fácil e rápida. Uma boa estratégia de gamificação pode facilitar o acesso ao FAQ, oferecendo ao cliente um questionário interativo, por meio do qual ele identifique o problema e seja conduzido até a solução.
 
4) Ofereça programas de fidelização
Gamificar o programa de fidelização faz com que a experiência do cliente com a marca seja mais prazerosa. 
A utilização de elementos de jogos como, por exemplo, avatares personalizados, não só traz melhoria na experiência do cliente ao usar o programa de fidelidade da empresa, como promove um aumento em sua eficiência, já que o cliente retorna sempre ao programa em busca de mais conquistas.
 
 
Fonte: Portal dos Administradores – Carlos André – CEO da LoySci