Institucional

  • Home
  • Institucional
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Pioneirismo e Dedicação ao Ensino Superior

O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE foi credenciado pela Portaria CEE/GP nº 118/04 – DOE de 03/08/2004.

Pioneirismo e Dedicação ao Ensino Superior
 
 
O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE foi credenciado pela Portaria CEE/GP nº 118/04 – DOE de 03/08/2004.
 
O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, com sede no município de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, é uma instituição de ensino municipal, autarquia, pluricurricular, criada pela lei nº 633, de 01 de março de 2001, da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, SP, por via da transformação das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, integrando o Sistema Estadual de Ensino.
 
O Centro Universitário, enquanto Autarquia Municipal, atende a legislação da administração pública, possui autonomia didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar, conforme a Lei Municipal nº 633, de março de 2001 e é fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
 
Na realidade, toda história da instituição começa em 1961, com a criação da Faculdade de Ciências Econômicas de São João da Boa Vista, em 23 de setembro de 1961.
 
 
Em 1973, foram autorizados a funcionar mais dois cursos: Administração e Ciências Contábeis.
 
Em 1998, foi autorizado a funcionar o Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura). Neste mesmo ano, foi autorizado a funcionar o Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. 
 
Em 2000, foi autorizado a funcionar o Curso de Fisioterapia. Neste mesmo ano,  foi autorizado a funcionar o Curso de Psicologia e o Curso de Informática – Sistemas de Informação.
 
Em 2002, dando continuidade ao que já vinha oferecendo, há mais de 15 anos, cursos de pós-graduação lato sensu, o UNIFAE firmou convênio com o Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG, lançando diversos cursos.
 
Atualmente, oferece os seguintes cursos: Controladoria e Auditoria, Gestão Corporativa de Negócios, Comunicação Pública e Empresarial, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia da Aprendizagem Educacional, Psicologia Clínica, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, além do curso pioneiro: MBA – Executivo em Gestão Empresarial.
 
O SISTEMA DE GESTÃO
 
O sistema de Gestão da Instituição é integrado por meio de três níveis de organização, constituídos pelos órgãos da Administração Superior, da Administração Acadêmica e Órgãos Suplementares, pelo regime colegiado respeitado o disposto na LDB e suas alterações, assim como os princípios da qualidade do ensino previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) e Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), integrando o Sistema Estadual de Ensino.
 
Em 2005
 
. O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2005 – 2010) foi aprovado pela Resolução CONSU nº 09/2005, que constitui um marco para o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, pois nele encontram-se novos rumos para os próximos cinco anos, explicitando os seus propósitos, as suas realizações e potencialidades, além de ser referencial para o planejamento anual de ora em diante.
 
. Orientando-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, foram reestruturados os diversos Projetos Pedagógicos de Cursos, regulamento do CEPE, regimento do CONSU, Programa de Apoio à Iniciação Científica – PAIC, Programa de Apoio à Pesquisa Científica – PAPEC, instalação e regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPA e da Comissão Interna de Avaliação – CIA, regulamentos dos diversos laboratórios, clínicas e ginásio poliesportivo.
 
. O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, gozando de autonomia para criar cursos, observados os requisitos legais e mediante comunicação prévia ao Conselho Estadual de Educação, criou mais dois cursos: Engenharia Mecânica e Ciência dos Materiais; Engenharia Química e Ciências Ambientais.
 
Em 2006
 
. Foram aprovados os regulamentos de projetos experimentais do curso de Comunicação Social e regulamento de estágio supervisionado, atendendo às DCN do curso de Educação Física.
 
. Foi solenemente assinado convênio “guarda-chuva” entre o UNIFAE e a UNICAMP, de ensino, pesquisa e extensão. Neste mesmo ato, foram assinados os termos aditivos nº 01, referente ao curso de Engenharia Química e Ciências Ambientais e o nº 02, referente ao curso de Engenharia Mecânica e Ciência dos Materiais, que estão em pleno funcionamento.
 
. Criou-se a Escola de Extensão do UNIFAE, com o propósito de divulgar e atualizar conhecimentos e técnicas de trabalho, podendo alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas.
 
. Foi criado o curso de Engenharia de Computação.
 
Em 2007
 
. Foi constituído o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, caracterizado de forma multidisciplinar e multiprofissional.
 
. Foi aprovado o Projeto Pedagógico Institucional – PPI, que se constitui em documento relevante, de caráter permanente, construído com a participação da comunidade acadêmica, e que deverá ser um norteador do Centro Universitário.
 
. Foram concluídas as obras dos modernos laboratórios das Engenharias: Química e Mecânica, projeto este com experimentos desenvolvidos pela UNICAMP, já em pleno funcionamento.
 
. Foi colocado em funcionamento a nova Biblioteca, moderno laboratório de informática (de nº 05) e uma sala de aula prática para uso das Engenharias.
 
. Lançamento da Revista Científica do UNIFAE: “Pensamento Plural” – ISSN 1982-3088.
 
Em 2008, criação do Curso de Engenharia de Produção – para os ingressantes a partir de 2009. 
 
Em 2009, criação do Curso de Engenharia Elétrica – para os ingressantes a partir de 2010.