Pós-Graduação em Musculação e Condicionamento Físico

  • Home
  • Pós-Graduação em Musculação e Condicionamento Físico
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Pós-Graduação em Musculação e Condicionamento Físico

Postado em 12/04/2018


Com a introdução de novas tecnologias o homem moderno transformou-se. Se em um passado não tão distante ele era um indivíduo do campo, sendo fisicamente ativo, com as ondas migratórias para as grandes cidades passou a adotar um estilo de vida urbano, com um comportamento tipicamente sedentário.
 
Tal achado reflete uma realidade perigosa do ponto de vista da saúde pública, uma vez que estudos clínicos e epidemiológicos demonstram existir evidências relacionando o sedentarismo, a má alimentação e o stress com diferentes doenças que afetam o homem contemporâneo.
 
A grande maioria dos estudos realizados com o objetivo de determinar o papel da atividade física em relação à saúde, à estética e ao rendimento, tem demonstrado que a prática de exercícios regulares, realizados de maneira crônica aponta para um benefício real.
Existem evidências de que ao exercitar-se, o indivíduo assume uma postura positiva em relação à vida, procurando assumir um hábito de vida mais saudável, melhorando, portanto sua qualidade de vida.
 
Frente a este panorama compete aos profissionais da área da saúde a formação de um campo acadêmico de estudo interdisciplinar que propicie a interseção de assuntos, sintetizando os conhecimentos de campos separados, porém correlatos.
 
Conhecer a Musculação e os Exercícios Físicos Aeróbios, nos campos da Anatomia, da Fisiologia, da Biomecânica e do Treinamento Físico, e associá-los as contribuições que a nutrição e a psicologia podem trazer, isto feito segundo uma proposta didática, para uma atuação significativa do Profissional de Educação Física é a proposta do curso de Pós-graduação com Especialização em Musculação e Treinamento Físico.
 
 
Os objetivos gerais do curso são:
 
a) Proporcionar uma interação transdisciplinar direcionada ao estudo dos modelos teóricos e práticos do treinamento físico voltado para o treinamento de força muscular e condicionamento físico. Estabelecendo a discussão e o confronto de idéias atuais sobre estas áreas, oportunizando a elevação do padrão de competência técnico-científico dos profissionais. 
 
b) Proporcionar condições para que o profissional aprimore sua capacidade de intervenção, através de observação, avaliação, questionamento, planejamento, análise e aplicação científica do ensino das atividades relacionadas à Musculação e ao Condicionamento Físico;
 
 
c) Incentivar o profissional na participação ou produção de pesquisa na área;
 
d) Proporcionar uma ampla abordagem dos assuntos inerentes a área específica, para que o aluno de Pós-Graduação tenha condições de adaptar a temática de Musculação e do Condicionamento Físico estudada à sua realidade profissional.