Psicopedagogia Institucional e Clínica
Carga horária: 600h (500h presenciais + 100h estágio)
Público alvo: Graduados de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.
Objetivo do curso: Qualificar os psicólogos para desenvolver atendimento clínico em psicanálise. Estes atendimentos serão focados na clínica psicanalítica da infância, juventude, adultez e terceira idade. Pretende ser uma abordagem plural na psicanálise sem estar ligado restritamente a uma abordagem teórica ou prática, isto é, trabalha diversos autores que contribuíram na formação da clínica psicanalítica.
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica possuem como objetivo principal, atender à evolução da sociedade, oferecendo psicopedagogos competentes com condições de empregabilidade, formando profissionais capazes de responder aos novos paradigmas e privilegiando a qualidade social da educação.
Objetivos específicos:
Propiciar fundamentos teóricos – práticos para o psicopedagogo na área de psicopedagogia institucional/ clinica necessários ao bom desempenho do seu papel.
Propiciar fundamentos teóricos- práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva.
Propiciar fundamentos teórico-praticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Matriz curricular
-Psicopedagogia : Conceitos e Fundamentos Básicos
Fundamentos da Psicopedagogia
A Psiconeurologia aplicada a psicopedagogia.
- Teorias de Desenvolvimento: aplicação na Psicopedagógica
Importância das teorias de Desenvolvimento para a Psicopedagogia
Fatores que facilitam a Organização e a Construção do Conhecimento
- Teorias de aprendizagem: aplicação na Psicopedagogia
Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura
Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita
Dificuldades de Aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, Cálculos e Jogos)
- Avaliação Psicopedagógica Institucional/ Clinica
Avaliação Psicopedagógica Institucional- Clinica, Instrumentos de Avaliação I
(Diagnóstico– fundamentação teórico-prática e ética)
Avaliação Psicopedagógica Institucional-Clinica Instrumentos de Avaliação II
Importância da família na avaliação psicopedagógica
Aspectos sociais que influenciam na Avaliação Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Intervenção Institucional/Clinica
Jogos Simbólicos de construção/ intervenção Psicopedagógica
Jogos de regras: intervenção Psicopedagógica
Arte : Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Jogos cooperativos Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Dinâmica de Grupo Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Psicologia e suas contribuições
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Psicanálise
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Fenomenologia
- Psicopedagogia na Perspectiva da Educação Inclusiva
A atuação da psicopedagogia no contexto Hospitalar
Recursos Acessíveis para Apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional
O papel do psicopedagogo no Estudo Baseado em Evidência
Estágio Supervisionado
Núcleo Comum
- Metodologia da Pesquisa (total ou parcialmente a distância)
Corpo Docente
Profª. M.a.Sandra Regina S. H. Mesquita - Currículo Lattes
Profº. M.e.Edson Luiz Defendi - Currículo Lattes
Profª. Esp. Angélica do Carmo da Silva Chico - Currículo Lattes
Profª. Dra. Shirley Rodrigues Maia - Currículo Lattes
Profª. M.a Vula Maria Ikonomidis - Currículo Lattes
Profª. M.a Walkiria de Assis - Currículo Lattes
Investimento
Inscrição: R$ 199,00
Matrícula: R$ 250,00
Opção de Mensalidades:
Opção A: 24x R$ 315,00
Opção B: 19x R$ 385,96
Opção C: 12x R$ 585,90
Opção D: 6x R$ 1.121,40
Opção E: 1x R$ 6.426,00
Ex-alunos UNIFAE tem 15% de desconto nas mensalidades (não inclui inscrição e matrícula)
INSCREVA-SE
(clique na opção abaixo)
CIDADES
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
São Joao da Boa Vista - Largo Engenheiro Paulo A. Sandeville 13/04/2019 - (data prevista para início do curso)Sábado e Domingo, das 08h às 18h (1 Final de semana p/mês).