Semana Guiomar Novaes

  • Home
  • Semana Guiomar Novaes
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Semana Guiomar Novaes

Postado em 16/09/2013





A Semana Guiomar Novaes, além de prestar reverência a um ícone da música instrumental do Brasil e respeitada no mundo, agrega outros espetáculos e uma diversidade de expressões: teatro, exposições e contação de histórias.

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo fez parceria com a prefeitura local, incentivando um pouco dessa preciosa história de São João da Boa Vista.

Os espetáculos acontecerão no Teatro Municipal , as exposições no Museu Histórico e Pedagógico e no SESI.

Nomes como Nelson Ayres, Luiza Possi e Mônica Salmaso marcarão presença na Semana Guiomar Novaes.

Confira a programação abaixo - *As informações foram colhidas no site da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista.


A programação:

O concerto de abertura, no sábado (14/09), 20h30, com direção de Cleber Papa e participação especial do barítono Sebastião Teixeira, enaltece obras que de alguma maneira marcaram a vida da pianista. Entre os compositores do programa estão Debussy, membro do júri que lhe concedeu a primeira bolsa em Paris, no início da carreira, além de Villa-Lobos com a ópera “Magdalena”, Beethoven, Schumann, Guarnieri e Mário de Andrade.

Completam o elenco da abertura, os solistas Thaís Bandeira, Laura Aimbiré, Gilberto Chaves e Vinicius Atique, acompanhados de Marcos Aragoni (piano), Ulisses Nicolai (violino) e Rossana  Nicolai (cello).

No domingo (15/09), Mônica Salmaso se apresenta ao lado do pianista e maestro Nelson Ayres e do flautista e saxofonista Teco Cardoso, em um passeio pelo cancioneiro popular, no premiado show “Alma Lírica Brasileira”.

Indo além da música, a Cia Paraladosanjos sobe ao palco com “O Imprevisível Circo da Lua”, espetáculo inspirado no universo de Tim Burton e nas criações do ilusionista e cineasta francês George Méliès, segunda-feira (16/09).

Na terça-feira (17/09), o concerto de piano em homenagem a Guiomar Novaes reúne o são-joanense Cláudio Richerme e Eudóxia de Barros. Reconhecido internacionalmente, Richerme, inclui no repertório da apresentação a “Sonata Op.5”, de Brahms, que estudou sob a orientação da pianista. Enquanto Eudóxia, contemplada pela Funarte com o Prêmio Nacional da música como interprete, executa de “Polonesa”, de Chopin, a “Apanhei-te, Cavaquinho”, de Ernesto Nazareth.

Sob a regência de Agenor Ribeiro Netto a Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista faz uma viagem pelo tempo e estilos, com repertório que vai de “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, a “Balada para um Loco”, de Astor Piazzola, e “We are the Champions”, de Freddie Mercury. A apresentação, na quarta (18/09), tem a participação do coral Elohin, também da cidade, e dos cantores Bruna Amaral e Irailton Cunha.

Reconhecido pela técnica elevada aliada à emoção, o pianista Hércules Gomes apresenta composições próprias e arranjos para músicas de compositores brasileiros como Edu Lobo, Hermeto Paschoal, Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth, na quinta (19/09).

Um dos grandes sucessos do teatro gaúcho, o espetáculo musical “Cabarecht”, de Humberto Vieira, com direção musical de Cida Moreira, é apresentado na sexta-feira (20/09), às 20h30. A montagem, baseada na obra de Bertolt Brecht, revisita os cabarés alemães nas primeiras décadas do século XX, ponto de encontro de artistas e intelectuais.

No sábado (21/09), a Cia. Brasileira de Danças Clássicas, que leva aos palcos brasileiros obras completas como “O Quebra Nozes”, “Coppélia”, “Don Quixote”, “Lago dos Cisnes” e “Giselle”, apresenta a coreografia “Outono”.

Luíza Possi encerra a semana com o show “Voz e Piano”, ao lado do músico Ivan Teixeira, domingo (22/09). O repertório é baseado em alguns sucessos da carreira, como “Tudo Certo”, “Eu Espero” e “Folhetim”, além de canções como “I Belive I Can Fly”, “Calling You” e “Miss Celie s Blues”.

Infantil - Para as crianças, a programação traz o espetáculo “Operilda na Orquestra Amazônica”. A peça, idealizada por Andréa Bassit, apresenta importantes compositores da música erudita brasileira, mostrando canções de índios, europeus e africanos que a influenciaram. A montagem, que recebe as escolas e público da cidade, é apresentada na terça (17/09) e quinta (19/09), às 9h30 e 15h e, quarta (18/09), às 9h30.   

Durante a Semana, o Centro Cultural Pagu ainda recebe a contação de histórias “Guiomar Novaes a Menina do Narizinho Arrebitado”, com a historieta de Guiomar, que quando criança, vizinha de Monteiro Lobato, inspirou o escritor a criar a personagem Narizinho.  A atividade é direcionada às escolas da região de São João da Boa Vista e será ministrada pela arte-educadora Rosângela Nogueira. 

Exposições – O Museu Histórico e Pedagógico Doutor Armando de Salles Oliveira apresenta ao público, na sala de exposições temporárias, todo o acervo relacionado à pianista. Entre os objetos estão roupas, programas, cartazes, partituras e fotos. E para quem gosta de vídeo e foto, o SESI São João da Boa Vista ainda abriga, durante a semana cultural, a 1ª Mostra Itinerante de Videoarte e a Exposição Fotográfica Itinerante com o tema “México, muito além do que você imagina”. O Espaço Cultural Fernando Arrigucci ainda tem a exposição “Pontes entre o Passado e o Presente”, com painéis sobre o patrimônio cultural e arqueológico regional.

 A artista - A pianista Guiomar Novaes (1894-1979), natural de São João da Boa Vista, foi uma das mais importantes expoentes da cultura brasileira no exterior. Começou a tocar piano aos 4 anos de idade e, ao longo da carreira, apresentou-se em lugares renomados como Paris, Londres, Milão, Nova York e Boston, sempre reverenciada pela crítica local. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo. Foi homenageada em sua terra natal, em 1977, com a criação da Semana Guiomar Novaes.
 
Serviço
Dia 14, sábado, 20h30 - abertura oficial - Cia de Ópera Cléber Papa e o espetáculo “Guiomar Novaes, Um Encontro com suas Influências Musicais”. 
Dia 15, domingo, 18h - Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Aires, com o musical “Alma Lírica Brasileira”. 
Dia 16, segunda-feira, 20h30 - Cia Paraladosanjos, com a peça “O Imprevisível Circo da Lua”. 
Dia 17, terça-feira, 9h30 e 15h30 - “Operilda na Orquestra Amazônica”, espetáculo infantil com Andrea Bassit. 
Dia 17, terça-feira, 20h30 – “Concertos de Piano”, com Claudio Richerme e Eudóxia de Barros. 
Dia 18, quarta-feira, 20h30 - “Uma Viagem por Todos os Tempos”, com a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. 
Dia 19, quinta-feira, 9h30 e 15h30 - “Operilda na Orquestra Amazônica”, espetáculo infantil com Andrea Bassit. 
Dia 19, quinta-feira, 20h30 - pianista Hércules Gomes. 
Dia 20, sexta-feira, 20h30 - cantora Cida Moreira, com o musical “Cabarecht”. 
Dia 21, sábado, 20h30 - Companhia Brasileira de Danças Clássicas e o ballet “Outono”. 
Dia 22, domingo, 18h - cantora Luiza Possi. 
 
Exposições
Bens Culturais, Bens Arqueológicos - Pontes entre o Passado e o Presente 
Local: Espaço Cultural Fernando Arrigucci
Dia: segunda a sexta-feira 
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 19h
 
Bienal Estadual do SESI - 1ª Mostra Vídeo Arte - 2ª Mostra Fotografia
Local: SESI São João da Boa Vista, 
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Contador de Histórias – “Guiomar, a Menina do Nariz Arrebitado” – Rosângela Nogueira
Local: Centro Cultural Pagu
Dias: 16 e 21 - segunda e sábado
Horário: das 9h às 17h
 
Exposição “Guiomar Novaes” 
Local: Museu Histórico Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira
Dia: quarta a sexta-feira
Horário: das 9h às 18h e das 14h às 18h