Unifae lança filme documentário sobre Orides Fontela

  • Home
  • Unifae lança filme documentário sobre Orides Fontela
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Unifae lança filme documentário sobre Orides Fontela

Postado em 05/10/2018


Esse projeto foi iniciado em 2016, com a criação do Memorial Orides Fontela, onde estão depositadas as cinzas da escritora e que objetiva ser um centro de referência de estudos e pesquisas.

Sobre o projeto:

Uma vida atormentada. Um espírito impetuoso. Uma obra literária única e reconhecida como uma das maiores poetas, e, ao mesmo tempo, uma ilustre desconhecida.

Agonizante num leito de hospital, morreu só, abandonada. Não foi enterrada como indigente, graças a um livro de poesias. A história da sanjoanense Orides Fontela está contada no Filme Documentário, “Orides, onde ninguém mais”, produzido pela UNIFAE e que será exibido no dia 02 de novembro - data de 20 anos da morte da poeta - no Teatro Municipal de São João da Boa Vista, às 20 horas, com entrada franca.

Com roteiro, direção e montagem do cineasta David Ribeiro e produção do Núcleo de Documentários e Filmes do Laboratório de Comunicação da UNIFAE, o longa-metragem relata a vida de Orides Fontela, desde sua infância até o falecimento, procurando mostrar os diversos aspectos de sua personalidade e obra pelo relato de pessoas que tiveram contato direto com ela. A produção visitou lugares onde Orides morou, resgatou documentos importantes e ainda traz como destaque um dos últimos poemas que escreveu, inédito ainda. Além disso, foram filmadas algumas dramatizações trazendo memórias, curiosidades e angústias da personagem título.

 

A PRODUÇÃO


Foram cerca de dois anos de produção, desde a construção do roteiro, passando pelas gravações e filmagens, até o material finalizado. As dramatizações envolveram 12 atores, com destaque para a protagonista Anna Cláudia Zanetti, que interpretou Orides, e Diego Fracari, que interpretou o pai, Álvaro Fontela. O documentário tem ainda depoimentos de 15 personagens. A equipe foi formada por David Ribeiro, Direção, Roteiro e Montagem; Rafael Brunelli, Fotografia e Câmera; Marcelo Gonçalves, Fotografia e Pós-produção; Hugo Maciel, Assistente de Fotografia e Som. 
 


Contou ainda com a participação de alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Nathália Gregório, Guilherme Coelho, Amanda Leonardi, Augusto César, Sara Damico e Gabriel Martins. Coordenador do Labcom, Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto.

 

Fonte: Unifae