Você sabe qual a diferença entre o Líder e o Chefe?

  • Home
  • Você sabe qual a diferença entre o Líder e o Chefe?
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Você sabe qual a diferença entre o Líder e o Chefe?

Postado em 16/05/2018


Uma das principais características de um Líder Altamente Eficaz é a capacidade de influenciar pessoas, para que estas o sigam na esperança de chegar a lugares, que sozinhas não seriam capazes de chegar.

Porem ninguém segue alguém em quem não confia. Você se relaciona verdadeiramente com pessoas em quem não confia? Provavelmente não!
Ninguém seguira seguirá uma pessoa na qual não confie, a não ser que seja forçado a fazê-lo e, neste caso, se torna um subordinado e não um liderado.

Vamos entender melhor a diferença:

Geralmente é aquela imagem da pessoa rígida e com dias certo para se falar com ela. O chefe tende a comandar as pessoas que estou abaixo dele de forma impositiva, ou seja, distribui ordens e comandos de forma autoritária, tendo como foco apenas os resultados e os lucros.


A principal diferença entre um chefe e um Líder está na questão respeito. Na maioria esmagadora de vezes os Chefe são temido e não respeitados exatamente pela postura autoritária e “mandona” que adota ao falar com seus subordinados. Por enxergar seu funcionário apenas como uma pessoa que esta ali para fazer seu trabalho e obedecer às ordens, os chefes acreditam serem mais eficazes ao não permitir que seus funcionários exponham suas ideias ou pontos de vista em relação a alguma atividade.

 

Outra diferença que se destaca ao compararmos Chefes e Lideres é o próprio resultado. Aquele que age como chefe não motiva e nem incentiva seu funcionário, ao contrário, tem satisfação ao apontar os erros daqueles que estão abaixo dele, culpando sua equipe pelos erros e fracassos dos objetivos. Sem se dar conta de que sua própria postura acarreta nestes fracassos.

 

Líder

 

O líder é aquele que esta sempre junto com a equipe, que ao encontrar um erro ensina ao invés de brigar. É um jogador de equipe nato, ele é um motivador, por mostrar a sua equipe a direção em que deve seguir e ir a frente deles nessa jornada, não apenas apontado a direção, mas fazendo parte do time.

Um bom líder é capaz de inspirar admiração e confiança a sua equipe apenas por conversar com eles, e assim, conquista o respeito de sua equipe por uma simples atitude de ouvir o que sua equipe diz.

O líder não tem como seu foco principal apenas os resultados e os lucros, isso torna-se o retorno de seu esforço, ele busca também a maneira para que a equipe possa alcançar seus objetivos, ouvindo os anseios de seus liderados, e dividindo as responsabilidades por igual com sua equipe.

Outra característica importante de líder é a capacidade de trazer à tona o melhor de cada pessoa, estando sempre disposto a ouvir e a tirar dúvidas e valorizando as habilidades que faz com que cada um dos colaboradores se sinta único. Respeitando as dificuldades e tempo de aprendizado de cada um e ajudando a supera-las.

Percebemos que existe uma grande diferença entre o Líder e o Chefe, mas não em poder ou em cargo e sim na postura e no modo de tratar e lidar com as pessoas. Uma equipe bem liderada faz topa a diferença no resultado final, pois seguira sempre bem motivada e melhor preparada para enfrentar os desafios que aparecerão.

 

Agora reflita, você tem falado mais para sua equipe Vá ou Vamos?