Você sabia que a atividade física auxilia na diminuição do distúrbio do sono?

  • Home
  • Você sabia que a atividade física auxilia na diminuição do distúrbio do sono?
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Você sabia que a atividade física auxilia na diminuição do distúrbio do sono?

Postado em 17/06/2019


Dormir após um dia cansativo e de muito trabalho é o que muitos esperam, entretanto relaxar durante o período noturno é um problema comum para quem sofre de distúrbio do sono. Uma excelente alternativa para garantir uma noite bem dormida é praticar atividade física. Exercitar o corpo proporciona sono mais profundo e, consequentemente, mais reparador.
 
Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos tem grande incidência quando associada ao sono. A endorfina liberada durante os exercícios atua como analgésico e causa no organismo uma sensação de bem estar. É ela que contribui para as boas noites de sono. Um sono profundo auxilia na recuperação do organismo, proporcionando um bom treino no dia seguinte. 
 
Especialistas indicam que a prática de exercícios devem ser realizadas de quatro a seis horas antes de dormir, pois dependendo do exercício praticado o organismo acelera durante um certo tempo causando sinal de alerta.
 
Para que a melatonina, hormônio produzido durante o sono seja liberada de forma correta, você precisa entrar num estágio de sono profundo. Para que isso acontecer, programe-se.
 
- Faça sua atividade física mais cedo e, caso não consiga, inclua na sua dieta alimentos que auxiliam no sono, como maracujá e chá de camomila. Leite e cereais também podem ajudar.
 
- A lista de suas atividades no dia seguinte deve ser feita antes de deitar a cabeça no travesseiro. Concentre em programar seu cérebro para o descanso.
 
- Desligue a TV, desconecte o celular e deixe o quarto totalmente escuro.
 
- Banho quente, meditação e até mesmo uma boa leitura antes do sono também ajudam o organismo a entrar em estágio de repouso.