Como surgiu a campanha Outubro Rosa?

  • Home
  • Como surgiu a campanha Outubro Rosa?
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Como surgiu a campanha Outubro Rosa?

Postado em 18/10/2019


A luta contra o câncer de mama tem como símbolo o laço rosa. O movimento começou nos Estados Unidos e a ação mais comum é organizada por empresas e entidades iluminando de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. Foi uma forma prática para a divulgação do Outubro Rosa que é cada vez mais abrangente para a população.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

O mês de Outubro foi escolhido para chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce é o principal motivo do movimento.

Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Fonte:www.inca.gov.br