Confira a quantidade de água nos alimentos

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Confira a quantidade de água nos alimentos

Postado em 02/05/2014


A água regula a temperatura corporal, a pressão sanguínea , desintoxica, protege e lubrifica as articulações, transporta nutrientes e oxigênio para as células, umidifica o ar dos pulmões, ajuda no metabolismo e melhor absorção celular dos nutrientes, facilita a comunicação neural, memória, concentração e atenção. Em um ser humano adulto o total de água corporal é de 52 a 66% do peso do corpo, dependendo de vários fatores como idade, sexo e quantidade de gordura corporal. Por exemplo, um homem médio de 70 kg e 45 anos contém cerca de 42 litros (60%) de água no organismo.

A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir para cada kilo que possuir 35 ml, crianças 50 a 60 mL e lactentes 150 ml. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5 L de água. O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos. 
Cerca de 58% da ingestão de água que fazemos é por meio de bebidas, mas os alimentos também contêm água. A quantidade pode variar de 4% a 98%. Confira na lista abaixo:

- Frutas e vegetais em geral 90%
- Leite 87%
- Carne de 60% a 75%
- Arroz 64%
- Pão 31%
- Mel 18%

Além de contribuir com a hidratação, as frutas e verduras possuem poucas calorias, colaborando para manutenção da boa forma. A ideia, então, é acrescentá-las ao seu cardápio.

FONTES:

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel07.htm 

http://saude.terra.com.br/nutricao/conheca-24-alimentos-que-ajudam-a-hidratar-o-corpo,40d98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html