CONHEÇA O PODER DOS CHÁS CALMANTES E ESTIMULANTES
Postado em 04/05/2020
Além de saborosos e aromáticos, muitos chás têm função medicinal. Esses produtos podem ser uma ótima opção para ajudar em alguns tratamentos de saúde, como estresse, ansiedade e insônia. Os chás calmantes, por exemplo, podem ser tomados antes de dormir e ajudam a controlar a depressão e a compulsão por comida. Já os chás estimulantes são indicados para ingestão até as 18 horas, e alguns têm função diurética. Porém, é preciso tomar cuidado ao consumir essas ervas, que, em excesso, podem trazer problemas.
Chás calmantes x Estimulantes
Os chás com substâncias calmantes são ervas atuam no sistema nervoso, proporcionando a sensação de tranquilidade e bem-estar e a diminuição da compulsão por comida. Já os estimulantes são ricos em fibras solúveis que formam um gel no estômago, dando a sensação de saciedade e, com isso, levando a pessoa a comer menos. Alguns são diuréticos, como a cavalinha, o abacateiro e a alcachofra, porém, devem ser usados com cuidado. O excesso pode causar a perda de potássio, provocando fraqueza muscular, tonturas e fadiga.
Existe alguma restrição?
Pessoas com problemas cardíacos, pressão arterial, diabetes e colesterol alto são mais suscetíveis à agitação provocada pelos componentes benéficos dessas ervas, devendo, sim, evitá-las em quantidades exageradas. Vale lembrar que alguns desses componentes podem interferir na medicação habitualmente ingerida pela pessoa.
Opções de chás calmantes
Erva-cidreira, chamada também de capim-limão; melissa, que tem óleos essenciais que acalmam; camomila, o mais conhecido de todos, com excelente efeito calmante; passiflora, espécie de maracujá que ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão.
Opções de chás estimulantes
Chá-preto, chá-verde, malva, sene, Chá de gengibre, Chá de canela e fucus. Infusões de chás são ótimas opções para oferecer compostos bioativos de forma natural e sabor mais agradável ao organismo
Sugestão de modo de preparo
A melhor forma de se preparar o chá é pelo método de infusão, pois assim as propriedades e benefícios das folhas e ervas são melhores aproveitadas. Coloque a erva em uma xícara de porcelana ou de vidro, adicione água fervente e deixe a mistura em repouso de 5 a 10 minutos. O ideal é adicionar 1 colher de sobremesa de açúcar para cada xícara de água.