Entenda as diferenças entre: Gestão de Pessoas e Gestão de RH

  • Home
  • Entenda as diferenças entre: Gestão de Pessoas e Gestão de RH
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Entenda as diferenças entre: Gestão de Pessoas e Gestão de RH

Postado em 23/10/2019


Você já teve dúvidas quanto às funções dessas áreas, certo? Hoje vamos esclarecer os mal-entendidos em relação às funções exercidas tanto pela Gestão de Pessoas quanto pela Gestão de RH.

A gestão de pessoas está relacionada com o desenvolvimento e com o desempenho dos colaboradores. Trata-se de uma atividade que não fica restrita a uma área ou departamento específico da empresa. Todas as lideranças exercem essa função junto às equipes que estão sob sua orientação.

Logo, a primeira grande diferença entre a gestão de pessoas e recursos humanos é que a primeira não se encerra em uma área, em um departamento. Nem é uma atribuição exclusiva do RH.

Trata-se de uma atividade de valorização pessoal. Que permite e auxilia o colaborador a crescer não apenas profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. E este desenvolvimento permite melhorias de desempenho.

Na gestão de recursos humanos, o foco principal da atuação está no gerenciamento dos colaboradores da empresa. Ele é responsável pela captação das pessoas que atuam na organização. E isso inclui não apenas a contratação, mas também todo o processo de planejamento necessário para o preenchimento de uma determinada posição.

O foco do departamento pessoal sempre foi as atividades burocráticas que envolviam a contratação de colaboradores e acreditava-se que sua atuação não gerava maior influência nas estratégias e resultados da empresa.

Embora sejam atividades diferentes dentro da empresa, a gestão de pessoas e os recursos humanos devem manter-se alinhados para aperfeiçoar seus resultados e garantir valor à organização.

E agora que você já conhece melhor estas atividades que tal saber mais sobre o nosso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.