História da Educação no Brasil

  • Home
  • História da Educação no Brasil
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

História da Educação no Brasil

Postado em 18/06/2014


Com interrupções marcantes fáceis de observar, não é difícil entender a Educação no Brasil.

Iniciou-se com a chegada dos portugueses que trouxeram o padrão europeu de educação e os métodos pedagógicos ao nosso país, ressaltando que as populações que viviam por aqui já tinham um padrão de educação, com características próprias.

Por cerca de 210 anos, entre 1549 e 1759, esse método foi funcional, até que os jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal, tornando toda a educação um caos, até a chegada da Família Real, que fugindo de Napoleão na Europa, transferem o Reino para o Novo Mundo.

D. João VI abriu Academias Militares, a Biblioteca Real, Escolas de Direito e Medicina, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia para sua estadia aqui no Brasil. Alguns autores dizem que foi a partir desse momento que o Brasil foi “descoberto”.

Com a Proclamação da República várias reformas foram testadas, mas pelo que vemos hoje, pouca coisa evoluiu para considerarmos marcante. Mesmo com muitas mudanças, as características continuam as mesmas.

O Ministério da Educação está numa trajetória de quase 80 anos pela busca de um ensino de qualidade, em 2007 lançaram o Plano de Desenvolvimento da Educação reforçando a visão sobre educação no país, assim colaboram também para a educação profissional e superior. 

A educação é uma conquista de todos, por isso devemos nos engajar em ajudar e auxiliar no que for possível para termos um país com mais educação.