Incentivos para funcionários: dicas para manter seus colaboradores motivados e melhorar os resultado
Postado em 23/09/2020
Em épocas de recessão econômica, é importante deixar os colaboradores mais motivados e produtivos. Venha descobrir formas de incentivar e motivar sua equipe de funcionários.
Geralmente, quando passamos por momentos de turbulência econômica, costuma-se instalar um clima de ansiedade e incerteza. Por isso, é de extrema importância que algumas medidas sejam implementadas, com o objetivo de manter a equipe mais motivada, produtiva e menos estressada.
Segundo pesquisa do Núcleo de Estudos Sodexo, divulgada pela Valor Investe, entre os maiores desejos dos profissionais estão assumir novos desafios e ser mais reconhecido. Além disso, existem alguns benefícios simples que os trabalhadores gostariam de receber, como dias de folga, programas de educação financeira, ginástica corporal, happy hour e código de vestimenta flexível.
Percebemos que existem algumas formas de incentivar seus funcionários sem precisar gastar uma quantia exacerbante de dinheiro.
Aqui vão mais cinco dicas para manter seus colaboradores motivados mesmo em momentos de crise:
1. Reuniões para reconhecer e elogiar
Ser reconhecido, como vimos na pesquisa do Núcleo de Estudos Sodexo, é um dos desejos dos profissionais. Dessa forma, é uma boa ideia manter reuniões periódicas com feedbacks, incluindo os bons resultados.
Além disso, incluir suas equipes em conversas sobre planejamento pode melhorar o engajamento dos seus funcionários. Assim, eles sentem que pertencem e que têm voz ativa nas decisões da empresa.
2. Desafios e recompensas
Receber uma recompensa após o cumprimento de uma tarefa pode ser um incentivo e tanto, podendo até mesmo encorajar o aparecimento de novas ideias. Por isso, pense em estipular pequenas metas, e à medida que elas forem cumpridas, ofereça uma premiação, mesmo que seja simples. Por exemplo, um vale-presente, algumas horas de folga ou um produto da empresa, entre outras opções.
3. Incentivo à busca por capacitação
Este é um tópico extremamente importante para o incentivo dos seus colaboradores, e pode se reverter em um grande benefício para a sua empresa. Até porque, pessoas estagnadas tendem a ficar acomodadas com situações e, também, desmotivadas, o que não é muito interessante para o desenvolvimento do seu negócio.
Existem formas com menor custo para estimular o desenvolvimento técnico, intelectual e emocional como, por exemplo, cursos, palestras e eventos que acontecem online.
4. Parcerias com empresas de interesse
Essa dica pode ir ao encontro com o incentivo à educação, porque você pode procurar por instituições de ensino superior para realizar parcerias em que sejam oferecidos benefícios para os seus colaboradores, como descontos nas mensalidades.
A Pós Unifae, por exemplo, faz parcerias com empresas da região para ajudar a qualificar a mão de obra dos funcionários. Todos os funcionários de empresas parceiras ganham 10% de desconto nas mensalidades durante todo o curso. A empresa só precisa entrar em contato com a Pós Unifae e fazer a solicitação, por meio do e-mail pos@posunifae.com.br, ou pelo WhatsApp (19) 99229-3040.
Além disso, para incentivar os seus funcionários, as parcerias podem ser fechadas com outros estabelecimentos, como academias e restaurantes próximos do local de trabalho.
5. Estimule um ambiente saudável de trabalho
Um ambiente saudável de trabalho é a base para qualquer tipo de incentivo. Por isso, certifique-se de que o clima organizacional está favorável e faça pesquisas periódicas com seus funcionários para que suas queixas e sugestões também sejam ouvidas.
Ademais, sempre estimule a integração entre equipes, porque a cumplicidade entre os funcionários favorece o trabalho em conjunto e sinérgico. Para tanto, você pode pensar em promover happy hours, atividades em grupo e rodízio de funções.
Você também pode gostar de: