Lazer e Recreação - Oportunidades de Crescimento Profissional

  • Home
  • Lazer e Recreação - Oportunidades de Crescimento Profissional
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Lazer e Recreação - Oportunidades de Crescimento Profissional

Postado em 12/03/2014


Recreador é aquele que interage com pessoas, sobretudo com grupos, diretamente. Este traduz a cultura elaborada em atividades de recreação e lazer capazes de atrair e mobilizar pessoas sob a forma de programações fixas, regulares e de eventos, dispondo para isso, da sua capacidade de sintonizar com o gosto do público. Devem gostar de gente e de cultura e ainda, ter presente a sensibilidade da ludicidade e a capacidade de interpretar as expectativas do grupo, desenvolvendo na sua plenitude a ação pedagógica e didática do educador não-formal”. ABRE (Associação Brasileira de Recreadores)
Os estudos evidenciam uma atual preocupação do lazer como objeto de estudo, que provavelmente, aconteça com o crescimento da indústria do lazer e entretenimento. E esses estudos evidenciam que a Educação Física é a principal área de estudo que discute tal temática, abrigando a maioria dos grupos de pesquisas e suas respectivas publicações. Entretanto tal conteúdo não é exclusivo à área, sendo evidenciado em outros cursos como Lazer e Turismo, Hotelaria, e Pedagogia principalmente.
O segmento do lazer apresenta ao respectivo profissional (monitor, recreador e animador) inúmeras tendências relativas ao crescimento das áreas de atuação, como os parques temáticos, o lazer nas empresas e o ecoturismo. 

As áreas de atuação do recreador são:
- Megaeventos Esportivos
- Escolas
- Cruzeiros Marítimos
- Esportes e Atividades de Aventura
- Clubes
- Hospitais
- Associações Filantrópicas
- Acampamentos
- Buffets e Casa de Festas
- Meios de hospedagem: pousadas, hotéis e resorts;
- Shows e espetáculos culturais
- Ruas e Espaços Públicos
- Outros

Soma-se às áreas de atuação, onde o profissional de Educação Física pode atuar de diversas maneiras, desde monitor/ recreador até supervisor/ coordenador, as oportunidades empreendedoras, onde o profissional torna-se um empresário, dono de um negócio, voltado para a área do lazer, recreação e entretenimento.
Ao mesmo tempo em que se abrem novas portas e surgem oportunidades, é inquestionável a atualização do currículo com participações em palestras, cursos e congressos, oferecendo assim melhor capacitação, unindo a teoria com a prática adquirida. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA E SILVA, T.A.; GONÇALVES, K.G.F. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

Por
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Lazer e Recreação UNIFAE
www.professorpacoca.com.br