Meio Ambiente - Mudanças Climáticas

  • Home
  • Meio Ambiente - Mudanças Climáticas
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Meio Ambiente - Mudanças Climáticas

Postado em 27/06/2014


O meio ambiente ou somente ambiente como é conhecido é um conjunto de unidades ecológicas, recursos naturais e fenômenos físicos, incluindo desde a atmosfera, rochas, vegetação até micro-organismos e os seres humanos.

Já as mudanças climáticas podem acontecer por causas naturais ou consequencias das atividades dos humanos, sendo que 90% de certeza dessas mudanças são causadas por ações do homem, como afirma o Órgão das Nações Unidas.

Com a revolução industrial, quantidades significativas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa passaram a ser emitidos, de alguns anos para cá, aumentou de 280 ppm4 para 400 ppm5, assim intensificando muito o efeito estufa. As atividades humanas têm muita influência nessas mudanças.

A queima de combustíveis derivados de carvão mineral, derivados de petróleo e gás natural para gerar energia, descarte de resíduos sólidos e desmatamento são algumas das várias atividades que contribuem para o aquecimento global, pois essas e mais algumas diversas liberam CO² em grande quantidade e gases que formam o efeito estufa.

O Brasil por ser um país com um reservatório muito grande capaz de estocar o CO² é também dos países líder em emissões, o desmatamento e as mudanças no solo são as duas causas mais responsáveis pela maior parte das emissões, com incêndios ou desmatamento esse carbono é liberado e contribui para o aquecimento global. 

O Brasil só perde para a China, Estados Unidos e União Europeia, porém os países em desenvolvimento estão em constante aumento dessas emissões.

Para reduzirmos esse efeito devemos diminuir o desmatamento e aumentar o reflorestamento, usar mais as energias renováveis não convencionais, os biocombustíveis, reduzir e reaproveitar materiais.

Se todos fizerem sua parte, podemos mudar essa estatística.