Novembro Azul 2020: mês de conscientização sobre o câncer de próstata
Postado em 09/11/2020
O Outubro Rosa passou, e chegou o mês de Novembro. Desta vez é hora de chamar a atenção para a promoção da saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. Por isso, no texto de hoje vamos discutir sobre o que é, como detectar e como prevenir essa doença que afeta a vida de tantas pessoas no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 serão contabilizados mais de 65 mil novos casos da doença. Em comparação, no ano de 2018, últimos dados disponíveis, o câncer de próstata levou 15.576 vidas.
Embora seja uma doença comum, a relutância em falar sobre o câncer de próstata e em realizar os exames de rotina é um grande impeditivo para mitigar a taxa de mortalidade.
A resposta para essa problemática é: conscientização a partir do diálogo! Por isso, vamos compartilhar informações relevantes e verdadeiras, de modo a instigar uma conversa sobre o assunto.
Hoje, nossa tarefa é elucidar algumas informações básicas sobre o que é, como acontece e como prevenir o câncer de próstata. Então, vamos começar!
O que é o câncer de próstata e como ele acontece?
Segundo o Inca, o câncer de próstata é uma doença que acomete essa glândula que é localizada na parte baixa do abdôme do homem, logo abaixo da bexiga. A próstata é a responsável por produzir parte do sêmen, o líquido que é dispensado no ato sexual e que contém os espermatozoides.
O câncer de próstata é um tumor que acomete essa área específica. Existem tumores que podem crescer mais rapidamente e ser mais agressivos, espalhando-se pelo corpo; existem outros, ainda, que podem crescer lentamente.
Leia também:
Sinais e sintomas do câncer de próstata
No início, o câncer de próstata pode ser uma doença silenciosa e, por isso, as avaliações e os exames de rotina são imprescindíveis para a detecção precoce. Quando o tumor é detectado no início, as chances de cura aumentam significativamente.
Os sintomas que podem ser notados são os seguintes:
• Dificuldade de urinar.
• Necessidade de urinar mais vezes, principalmente durante a noite, por conta da sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
• Dor óssea.
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
• Ejaculação dolorosa.
Estes são alguns possíveis sinais que podem aparecer e que são muito semelhantes à hiperplasia, ou seja, ao crescimento benigno da próstata. Além disso, a aparição de um ou mais sintomas não quer dizer, necessariamente, que a pessoa tem câncer. Por isso, a consulta médica com um especialista é indispensável para uma investigação e um diagnóstico.
Fatores de risco
O câncer de próstata pode acontecer por diversos motivos, mas existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de ocorrência do câncer de próstata, por exemplo:
• Idade avançada: este é o principal fator de risco, já que após os 50 anos de idade, a incidência e a mortalidade aumentam.
• Histórico familiar: algumas mutações genéticas são passadas de pai para filho.
• Obesidade: assim como o excesso de ingestão de gordura, principalmente de gordura de origem animal.
Prevenção do câncer de próstata
A prevenção do câncer de próstata pode ser feita com a implementação de hábitos mais saudáveis na rotina, em uma tentativa de controlar alguns dos fatores riscos, já que nem todos podem ser controlados, como a idade e o histórico familiar.
Estas são algumas formas de prevenção:
• Em relação ao traço da hereditariedade, vale trabalhar um rastreamento para que, assim, a detecção precoce seja facilitada. Este é o caso de uma prevenção secundária.
• Alimentação equilibrada, evitando gorduras ruins e ingerindo todos os grupos de alimentos.
• Atividade física regular.
• Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
• Não fumar
A adoção desses hábitos pode diminuir a chance do aparecimento da doença, porém, não descarta a possibilidade de seu desenvolvimento. Por isso, como já dito anteriormente, a consulta com um médico especializado e a realização de exames periódicos são de extrema importância.
Neste Novembro Azul 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, estamos juntos contra o câncer de próstata!