Osteoartrite e Osteoporose

  • Home
  • Osteoartrite e Osteoporose
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Osteoartrite e Osteoporose

Postado em 13/06/2014


Osteoartrite é uma doença causada pela degeneração de massa da cartilagem, sendo que as articulações da coluna, coxofemurais, joelhos e mãos são as mais atingidas.

É uma doença reumática comum e pode se manifestar tanto em homens como em mulheres e o problema se agrava progressivamente com a idade.

Em alguns casos primários ou idiopáticos não se sabem quais são as causas, mas a obesidade, os movimentos repetitivos e alguns esportes são causas importantes para o risco da doença. Já os secundários acontecem devido a traumas, e muitos outros problemas, alguns deles são: doenças reumatológicas inflamatórias, doenças endócrinas, metabólicas e de enfermidades que tenha comprometimento dos nervos periféricos, entre outros.  

A princípio os sintomas são pequenas dores ao se movimentar e passa ao se repousar, podendo desaparecer por um longo período, o problema maior é que pode aumentar com o decorrer dos anos e como não há tratamento, é muito importante manter uma rotina diária de exercícios aeróbicos para manter o condicionamento físico.

Osteoporose é a doença caracterizada pela redução da densidade óssea aumentando o risco de fraturas.

É muito associado a velhice, podendo atingir tanto homens como mulheres, porém devido a menopausa que causa a diminuição do estrógeno, as mulheres são mais atingidas. 

Muitos podem ser os fatores que causam essa doença, como: uso de medicamentos à base de cortisona, falta de cálcio e vitamina D, pouca exposição ao sol, sedentarismo, alguns cânceres, consumo de tabacos e bebidas alcoólicas, entre outros vários. 

Por ser uma doença silenciosa, pode aparecer em uma fase já avançada, assim deve-se prevenir contra essa doença, ingerindo cálcios, tomando sol e vitamina D e mantendo uma rotina diária de exercícios físicos. 

Os dois casos merecem atenção e tratamento, aos sentir os primeiros sintomas, procure imediatamente a ajuda de um médico.