Outubro Rosa: mês de prevenção do câncer de mama
Postado em 30/10/2020
O câncer de mama é uma condição que afeta a vida de milhares de mulheres todos os anos, e, por isso, a conscientização sobre esse assunto é tão importante, havendo um mês inteiro dedicado a esse tema: outubro. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
De acordo com dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama é um dos três tipos com maior incidência em todo o mundo, ao lado do de pulmão e do colorretal, e é o mais comum entre as mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, no Brasil, de 2020 a 2022, sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama. A boa notícia é que, se diagnosticado precocemente, um em cada três casos tem chance de cura.
O que é câncer de mama?
De modo simplificado, câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação rápida e desordenada de células anormais da mama.
Sinais e sintomas do câncer de mama
Segundo o Inca, estes são alguns dos sinais e dos sintomas que podem ser percebidos no início da doença:
• Nódulo, fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
• Alterações no mamilo.
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Por isso, se notar alguns desses sinais, procure imediatamente um especialista da saúde, para começar uma investigação mais aprofundada.
É importante ressaltar que o autoexame é uma prática de autoconhecimento, que pode ser fundamental na detecção precoce do câncer de mama, desde que seja aliada com avaliações periódicas e exames apropriados, como, por exemplo, a mamografia.
Você também pode gostar de:
Como prevenir o câncer de mama
Mesmo que o câncer de mama não seja uma doença totalmente prevenível, por conta dos múltiplos fatores que podem ser relacionados a ele, existem algumas formas de controlar e reduzir alguns fatores que podem representar risco, como a adoção de hábitos como:
• Alimentação saudável e adequada, realizando as refeições de 3 em 3 horas.
• Prática recorrente de exercícios físicos.
• Manter o peso corporal adequado.
• Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.
• Se possível, realizar o aleitamento materno.
• Se possível, evitar o uso de hormônios sintéticos em altas doses, como anticoncepcionais, por exemplo.
Quanto antes melhor foi o tema da campanha do Outubro Rosa 2020, anunciada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Outubro já acabou, mas a tarefa de conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama segue por todos os meses. Segundo dados do Inca, a redução do risco, as avaliações médicas periódicas e o diagnóstico precoce são as formas mais eficazes de reduzir a incidência do câncer de mama.