Personal Trainer em domicílio: saiba mais sobre essa possibilidade de atuação
Postado em 16/09/2020
Aulas ministradas por videoconferência e acompanhamento de atividades físicas domiciliares são opções que os personal trainers encontraram para reinventar seus trabalhos nesse momento de pandemia. Quer entender melhor sobre a tendência do atendimento domiciliar de Educação Física? Então, acompanhe esta leitura conosco!
Para se afastar do sedentarismo e manter-se saudável durante esse momento de pandemia, em que as academias estavam temporariamente fechadas, muitas pessoas começaram a apostar em formas alternativas para praticar atividades físicas com supervisão. Percebendo esse movimento, os profissionais de Educação Física começaram a procurar formas de inovar o atendimento.
A partir disso, os personal trainers começaram a investir na possibilidade de proporcionar um atendimento domiciliar, visitando a casa de seus alunos e alunas.
A atuação do profissional de Educação Física no home care
Home care é uma expressão em inglês que designa assistência da saúde domiciliar. Essa modalidade de atendimento envolve uma série de profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e também profissionais de Educação Física, que, numa equipe multidisciplinar, atuam para promover a saúde.
Nesse contexto, um dos grupos que podem se beneficiar dessa tendência são as pessoas idosas. Para termos uma ideia do crescimento da terceira idade, o Brasil já tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 13% da população, e nas próximas décadas esse percentual tende a dobrar.
Para que as pessoas na terceira idade tenham qualidade de vida, é necessário que a saúde delas seja garantida. Uma das formas de garantir a saúde é a prática de exercícios físicos supervisionados por um profissional especializado na área. Entre outros benefícios, a prática de atividades físicas auxilia na prevenção e no tratamento de problemas na coluna. De todo modo, o atendimento domiciliar de Educação Física não se restringe a esse grupo.
Com a pandemia, a prática de atividades físicas foi restringida, de modo a evitar aglomerações e o compartilhamento de equipamentos. Com isso, uma das opções também foi o atendimento em domicílio.
É importante que os profissionais da área de Educação Física estejam preparados para lidar com esse novo cenário, e assim, quem sabe a oferta dessa modalidade de treinamento não seja expandida.
E você, profissional de Educação Física, acha que a modalidade de atendimento domiciliar é promissora, mesmo em um cenário pós-pandemia?
Você também pode se interessar por: