Planejamento Estratégico

  • Home
  • Planejamento Estratégico
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Planejamento Estratégico

Postado em 13/03/2014


A metodologia denominada planejamento estratégico, também conhecida como planejamento sistêmico, holístico, participativo, tático e situacional, compreende analisar e desenhar todas as possíveis facetas de um empreendimento ou projeto, desde o plano de desenvolvimento institucional, onde abarca a missão, visão e valores, até o monitoramento sistemático das ações previamente estipuladas durante a construção desse planejamento.  Ao pensar, de maneira holística, com essa ferramenta da gestão, deve-se questionar onde a corporação ou projeto almeja estar a curto, médio e longo prazo. 
Ao atuar dessa maneira, o gestor contemporâneo poderá esmiuçar quais as ações mitigadoras para controlar um ponto de melhoria ou dissipar um problema, seja ele de qualquer área da Instituição, isto é, na área do planejamento propriamente dito, gestão de pessoas, finanças, comercialização, marketing, logística, custos de produção, qualidade, certificações, atendimento ao cliente, entre outras.
O planejamento estratégico pode e deve ser aplicado em qualquer Organização, desde em comunidades ou grupos de empreendedores os quais buscam desenvolvimento local e regional, com o intuito de fortalecer a economia local e regional, e até mesmo fomentar e organizar um cluster(*). 
Outrossim, é  utilizado por gerentes de projetos, com o intuito de conquistar nichos de mercado, pois o escopo primordial está na organização e construção de focos estratégicos para atingir metas SMART(**) previamente estipuladas pelos próprios protagonistas dessa metodologia.
Outras metodologias são utilizadas ao aplicar o planejamento estratégico, bem como Diagnóstico situacional, Brainstorming, Benchmarking,  Análise de SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameacas),  BSC – Balanced Scorecard, organização das ações em Matriz de Cooperação, com o intento de envolver todas os departamentos da empresa ou todos os principais atores/parceiros locais e regionais de determinado projeto.
Todavia, diante de uma nova realidade no ambiente dos negócios, observa-se que as estratégias das organizações estão subsidiadas no posicionamento sistêmico para assim agregar valor em todos os elos de certa cadeia produtiva e, dessa maneira, tornarem-se competitivas. Portanto, obter know how em planejamento estratégico é condição sine qua non para a conquista do sucesso no ambiente corporativo.

Por
Fabiano Gonsalves Meira
Graduado em Direito, MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica com foco em projetos e
 Especialista em Educação Corporativa.
Docente na disciplina de Planejamento Estratégico no Curso de Pós-Graduação - UNIFAE