Por que as Crianças Desenham?

  • Home
  • Por que as Crianças Desenham?
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Por que as Crianças Desenham?

Postado em 02/04/2014


O desenho é uma das linguagens mais utilizadas pelas crianças ao longo de sua trajetória escolar e não escolar. As crianças desenham os objetos de sua experiência de vida, sejam eles objetos materiais ou físicos.  O desenho é a primeira manifestação da escrita humana. Continua sendo a primeira forma de expressão usada pela criança. À medida que vai sendo alfabetizada, a escola se encarrega de afastar a criança desta forma de expressão e ela, como muitos de nós, vai dizendo que não sabe desenhar.
Toda criança desenha. Mesmo que não seja adequadamente instrumentalizada para tal, a criança quase sempre encontra uma maneira de deixar nas superfícies o registro de seus gestos.
É importante saber que o olhar que se dirige ao desenho da criança apoia-se nas concepções que se tem sobre o desenho enquanto linguagem, ideias constituídas da sua própria história, e experiência com a linguagem.
Apoiam-se, também, nos conhecimentos sobre as possibilidades do grafismo infantil. Então, devemos perguntar à criança o que significa o que ela desenhou.  Não a valorização do desenho perfeito que deve ser parecido com o objeto real pela definição dos contornos, pela utilização da maior quantidade de elementos e pela correta utilização das cores.
O desenho infantil é um importante conteúdo de atividades simbólicas que envolvem  aspectos cognitivos, motores e sociais. O desenhar envolve diferentes operações mentais como: simbolizar e representar, tendo em vista o desenvolvimento cognitivo da criança. O desenho é uma das manifestações do desenvolvimento da criança, ao lado da afetividade, pensamento e motricidade. Entender como a criança desenha permite entender como se dá seu desenvolvimento global.

Mais informações:
Pós-Graduação em Psicopedagogia