Saiba como Diagnosticar a Depressão

  • Home
  • Saiba como Diagnosticar a Depressão
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Saiba como Diagnosticar a Depressão

Postado em 24/04/2014


A depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de um transtorno mental marcado por tristeza, perda de interesse, falta de concentração, cansaço, baixo autoestima, distúrbios na alimentação e no sono, oscilações de sentimentos, entre outros aspectos. 

O número de pessoas que sofrem de depressão atualmente chega a aproximadamente 350 milhões, um número preocupante que deve servir como um importante alerta para a necessidade de políticas de saúde para a incorporação de tratamentos que colaborem com a prevenção e combate do problema.

Apenas metades dos indivíduos que são acometidos pela depressão buscam ou recebem os cuidados necessários.  A doença mostra uma evolução continuada que varia de duração e intensidade, por isso é fundamental o acompanhamento de um especialista que vai indicar o tratamento adequado, se não tratada corretamente pode levar a vítimas fatais por causas naturais ou suicídio.

Embora o diagnóstico deva ser realizado por um profissional, alguns sintomas são perceptíveis no convívio familiar, no trabalho e na realização das atividades diárias, que agregam um estado deprimido ao indivíduo pelo menos por duas semanas.