Síndrome de Down

  • Home
  • Síndrome de Down
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Síndrome de Down

Postado em 12/05/2014


A Síndrome de Down é uma alteração genética que primeiramente foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Mas só posteriormente, em 1959, Jerôme Lejeune, descobriu que a causa da síndrome era genética. Trata-se de uma alteração ocasionada pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida comotrissomia 21. É diagnosticada logo após o nascimento, pelo médico pediatra que analisa as características fenotípicas comuns à síndrome. A confirmação da síndrome é dada por meio de uma análise citogenética. Não existem graus da síndrome de Down, porém, o ambiente familiar, a educação e a cultura em que a criança está inserida influenciam muito no seu desenvolvimento.

Bebês que têm síndrome de Down normalmente têm olhos oblíquos, puxadinhos para cima. Às vezes as pálpebras têm uma dobra de pele a mais, o que pode acentuar a expressão dos olhos, mas isso não interfere na visão da criança. A cabeça pode ser um pouco mais chata que a dos outros bebês. As orelhas ficam numa posição um pouco mais baixa na cabeça, e os polegares também têm características especiais, estão sujeitos a uma maior incidência de doenças como problemas cardíacos, algumas vezes graves, necessitando de cirurgia nos primeiros anos de vida. Mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Crianças com síndrome de Down podem ter uma vida longa e cheia de realizações. Elas só precisam de oportunidades para que possam se tornar independentes e descobrir suas habilidades. Atualmente, crianças com Down estudam muitas vezes em escolas comuns, e já existem até casos de casamentos e famílias formadas por elas.

É importante destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura. 

FONTES:
http://www.movimentodown.org.br/educacao/educacao-e-sindrome-de-down/

http://www.fsdown.org.br/sobre-a-sindrome-de-down/o-que-e-sindrome-de-down/