Suplementação no futebol: beneficícios para o exercício

  • Home
  • Suplementação no futebol: beneficícios para o exercício
0800 777 00 80  /  (19) 99351-5109  /          

Suplementação no futebol: beneficícios para o exercício

Postado em 23/05/2014


A nutrição adequada não pode compensar a falta de habilidade ou condicionamento físico deficiente, mas pode ajudar o jogador a potencializar sua habilidade, rendimento e melhorar seus resultados com um risco menor de problemas de saúde e lesões.
As necessidades energéticas de cada jogador dependem da função tática, do estilo de jogo, da distância percorrida e, principalmente, do seu metabolismo individual. 

Conheça alguns suplementos:

- Bicarbonato: A ingestão de bicarbonato de sódio antes do exercício pode melhorar o desempenho em determinadas situações. Há efeitos positivos quando usado em exercícios intermitentes como o futebol. Altas doses podem provocar vômitos, diarreia e cãibras.

- Proteínas e aminoácidos: As proteínas, de forma geral, são usadas para aumentar volume de massa muscular e melhorar a força do atleta. Os são usados para dar resistência, proteger o sistema imunológico e realizar manutenção da massa magra.

- Carboidratos: Primordial para atletas de futebol. Os carboidratos são as fontes preferidas de energia ao corpo, então, sua suplementação pré, durante e após treino é obrigatória. Além disso, somente uma alta ingestão de carboidratos garante um bom estoque de glicogênio muscular

- Antioxidantes: Atletas com treinos intensos e diários, como os futebolistas, necessitam de um aporte extra de antioxidantes, afinal, o excesso de treino aumenta a produção de radicais livres no metabolismo, responsáveis pela deterioração do organismo e morte prematura de células. Os jogadores devem apostar em: vitamina C, vitamina E, zinco e selênio.

Todos os suplementos só devem ser usados sob orientação de um nutricionista esportivo.
Nenhum suplemento poderá suprimir as carências geradas por uma dieta desequilibrada, o mesmo se aplicando ao treino e ao descanso inadequados.

Fontes:
 http://www.midwaylabs.com.br/index.php/suplementacao-e-futebol/

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.