VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ISOLAMENTO SOCIAL E QUARENTENA?
Postado em 27/05/2020
Entre todas as informações que circulam sobre o COVID-19 no mundo todo, a maior recomendação é: fique em casa.
Outros conceitos como quarentena e isolamento social foram absorvidos pela população mundial, mesmo que não tivessem sido explicados anteriormente e nem fizessem parte da vida das pessoas.
Mas, afinal o que é quarentena?
Antes que você pense, não necessariamente seja algo que durante 40 dias – como o nome sugere, trata-se da forma de evitar o máximo de contágio possível, com o impedimento da circulação entre lugares de convívio público. É uma medida mais do que necessária para diminuir a propagação.
No caso do coronavírus, o tempo recomendado entre a descoberta da presença do vírus e o período máximo de incubação é de 14 dias. Logo, ficar em quarentena – dependendo da situação local, pode durar mais ou menos dias. Quem teve contato com pessoas portadoras do vírus, tem obrigação de ficar em quarentena por, no mínimo, o período indicado.
Já o isolamento social funciona para quem teve o diagnóstico positivo para o coronavírus ou mesmo contato direto com pessoas que testaram positivo para a presença do vírus. Desta maneira, quem tem sintomas leves, precisa se manter em casa, preferencialmente distante do convívio com outras pessoas.
Se sair de casa é inevitável para você, faça o uso de máscaras. No entanto, com a falta de máscaras cirúrgicas no sistema de saúde, justamente para a proteção de quem está na linha de frente da doença, as recomendações são de uso de máscaras de tecido, entre outros materiais.